Estádio do Morumbi

Em 1952, o então presidente Cícero Pompeu de Toledo recebe o jovem Laudo Natel (que depois seria presidente do clube e governador do estado de São Paulo) para discutir a venda do estádio do Canindé para que se iniciasse a construção de um grande estádio, que daria a independência financeira definitiva ao clube. Foi assim que começou o projeto de construção do grande estádio do Tricolor.

morumbi_contrucao2O projeto se inicia naquele mesmo ano e, no seguinte, o Tricolor era campeão paulista mais uma vez, ao mesmo tempo que se iniciavam as obras para a construção do estádio.

Em 56, o Canindé foi vendido para a Lusa e, no ano seguinte, o São Paulo foi campeão estadual mais uma vez. Na verdade, esse título de 1957 encerrou um ciclo do clube, que amargaria um jejum de 13 anos sem título, uma vez que a construção do Morumbi esgotava todos os recursos do clube, que não conseguia investir na equipe.

Mas vale lembrar que o C… também iniciou um jejum de títulos na mesma época, só que o do Tricolor acabou em 1970, enquanto o do C… só em 77. E o São Paulo ainda tinha a desculpa de estar investindo todo dinheiro possível na construção do estádio…

A construção do Morumbi ainda não estava finalizada, mas o São Paulo inaugurou parcialmente o estádio em 2 de outubro de 1960, vencendo o Sporting de Lisboa com um gol de Peixinho, diante de um público de 56 mil pessoas. Cícero Pompeu de Toledo, o grande batalhador para sua construção, batizou o estádio mas não viveu o suficiente para vê-lo pronto.

A década de 60 foi muito difícil para o São Paulo, pois a construção do estádio exauria as finanças do clube, que não podia investir em jogadores. Na verdade, como naquela época os jogadores criavam raízes nos clubes, os do São Paulo chegaram mesmo a ajudar o time. O lendário goleiro Poy, por exemplo, foi um dos primeiros a comprar uma cadeira cativa no estádio e ainda ajudou a vender muitas delas para os torcedores.

Para piorar as coisas, foi justamente nessa época que o Santos de Pelé estava no auge, tirando qualquer chance do modesto time do São Paulo ganhar alguma coisa. Porém, vale lembrar que em 15 de agosto de 1963, o Tricolor enfiou 4×1 no então imbatível time do Pelé, fazendo com que o Santos, envergonhado, iniciasse um cai-cai de jogadores dentro de campo para que a partida fosse logo encerrada. Sim o Santos jogou com Pelé, Pepe e Dorval.

morumbi_inauguracao

No dia 25 de janeiro de 1970, o Morumbi era inagurado por completo, era seu “lançamento” definitivo, em toda sua plenitude, diante de um público de 100 mil torcedores.

O jogo foi contra outro time português, o Porto, e não passou de um empate em 1×1. Até o presidente do país (o sanguinário General Médici) esteve presente à inauguração.