SPFC perde na estreia da Libertadores em altitude impraticável

FICHA TÉCNICA

BINACIONAL-PER X SÃO PAULO
Local: Estádio Guillermo Briceño Rosamedina, em Juliaca (PER)
Data/Horário: 5/3/2020, às 21h
Árbitro: José Méndez (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e José Cuevas (PAR)
Cartões amarelos: Guachire (BIN); Daniel Alves e Igor Vinicius (SAO)
Cartão vermelho: não houve.
GOLS: Pato 20’1ºT (0-1), Marco Rodríguez 4’2ºT (1-1), Arango 28’2ºT (2-1)

BINACIONAL-PER: Raúl Fernández; Pérez, Éder Fernández, Fajardo e Reyes; Leudo, Tello, Ojeda (Guachire, 21’/2ºT) e Arango; Manco (Polar, 8’/2ºT) e Marco Rodríguez (Zeta, 39’/2ºT). Técnico: Willy Escapa

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Antony (Hernanes, 39’/2ºT), Pablo (Liziero, 21’/2ºT) e Alexandre Pato (Toró, 26’/2ºT). Técnico: Márcio Araújo (Fernando Diniz esteve suspenso).

 

BOLA CHEIA

  • PATO e IGOR VINÍCIUS: Apesar de todas as enormes limitações da altitude, os dois continuam mostrando futebol suficiente para serem titulares. Depois que Pato voltou a fazer gols, não parou mais e marca em todo jogo; Igor Vinícius, por sua vez, é mais efetivo no apoio ao ataque do que o talentoso Juanfran. É muito difícil avaliar o time nessa altitude absurda, mas nada mais justo do que elogiar os dois pelo esforço.

 

BOLA MURCHA

  • CONMEBOL/FIFA: Como permitem um lixo como esse Binacional jogue a Libertadores? Esse time já mudou de cidade 3 ou 4 vezes, até que em 2019 mudou para Juliaca, um vilarejo dos mais altos do mundo, para ver se com a altitude eles conseguerem superar sua qualidade técnica de várzea. Para você ter uma ideia, todo mundo tem pavor de jogar em Oruro e em La Paz por causa da altitude, mas essa Juliaca fica muito acima. Na verdade, é quase metade da altura do Himalaia! Não tem condição de jogar futebol nesse lugar. Jogadores inteligentes como Dani Alves cometem erros infantis (como pegar a bola com as mãos achando que ela tinha saído na lateral) porque mal conseguem respirar. Se um time do Iraque for jogar um torneio internacional, a Fifa terá bom senso de não fazer a partida em uma zona de guerra, então por que permite esse absurdo desumano de jogar a quase 4 mil metros de altitude? E a Conmebol ainda pode punir o SPFC por não ter chegado 24h antes da partida, sendo que qualquer imbecil sabe que os efeitos da altitude são atenuados quando se chega 3 ou 4 horas antes do jogo, como o SPFC fez.
  • PABLO: Pato perdeu gol feito, Antony perdeu gol feito, Volpi tomou um gol besta, Arboleda perdeu quase todas na corrida ― e em todos é preciso realmente entender que o fator altitude influenciou. Mas os gols perdidos por Pablo nesta partida não foram por causa da altitude. Na verdade, uma idosa cadeirante jogando com uma jaca em vez de uma bola de futebol teria feito os gols que Pablo perdeu. Ele erra assim na altitude, na planície, na grama sintética, na grama de verdade ou em qualquer lugar que jogue. Não tem a menor condição de ter Pablo no time titular. Tire suas conclusões: