Veja como foi a palestra sobre história do SPFC e da Dragões

No dia 17 de agosto último, a nova sede social da Dragões da Real teve um sábado diferente: uma mistura de palestra com debate feito pelo grande Sílvio Issao, um dos fundadores da Dragões da Real. 

Sílvio fez uma bela apresentação de cerca de uma hora e meia contando a história real da fundação do São Paulo FC. Depois, falou da fundação da primeira torcida uniformizada do Brasil, a Grêmio Sampaulino, desmitificando a torcida flamenguista que diz ter sido a primeira do país, mas que foi fundada dois anos depois da são-paulina. 

A palestra abordou também a história da Dragões, como nasceu a torcida, as dificuldades ao longo dessas três décadas e os “causos” acontecidos no Morumbi e em caravanas da Dragões ― inclusive com muitas fotos e recortes de jornal da época. 

Ao final, todos os ex-presidentes receberam uma medalha de honra ― os que não puderam comparecer mandaram representantes.

Vale notar ainda a presença do jornalista polonês Pior Lipton, que atualmente mora em Manchester, Inglaterra, e é editor da revista To MT Kibice+, dedicada ao movimento dos Ultras na Europa. A passagem do jornalista pela sede da Dragões será tema de reportagem na próxima edição da revista europeia.

Essa é mais uma atividade social diferente da Dragões, que procura sempre promover debates como esse para conscientização não apenas da história do nosso clube, mas também da própria torcida.