Zaga nova e Sidão titular devem ser as novidades

O São Paulo já ganha uma cara para a estreia no Campeonato Paulista, marcada para às 17h de domingo, na Arena Barueri, contra o Osasco Audax. O técnico Rogério Ceni fugiu à regra de treinos curtos e comandou atividade de quase duas horas para esboçar formação titular para seu primeiro confronto oficial na nova carreira.

Os trabalhos começaram, após o aquecimento, com treino de contra-ataque, sempre em dois contra um, até saírem os dribles e as finalizações. Depois disso, o meio-campista Cícero seguiu para o Reffis – com pré-temporada menor, ele cumpre programação especial. O resto do grupo com exercício de transição em velocidade de ataque contra defesa.

Foi aí que as primeiras pistas de uma escalação apareceram. Em um duelo, atacavam Rodrigo Caio, Thiago Mendes, Cueva, Wellington Nem, Luiz Araújo e Chavez, com Sidão, Foguete, Lugano, Breno, Júnior e Lucão defendendo. O outro confronto era com o ataque formado por Araruna, João Schmidt, Shaylon, Wesley, Neilton e Gilberto e a defesa composta por Denis, Bruno, Maicon, Douglas, Buffarini e Wellington.

Ceni parou a atividade duas vezes. Na primeira, para fazer com que a origem das jogadas fosse do meio de campo para a intermediária defensiva. Depois, para dar bronca pela falta de efetividade dos times que atacavam. A dura surtiu efeito e logo os gols começaram a sair.

Em seguida, o Mito montou campo reduzido e organizou coletivo, quando enfim os times foram formados. Sem colete, a provável escalação titular: Sidão, Bruno, Maicon, Douglas e Buffarini; Rodrigo Caio, Thiago Mendes e Cueva; Wellington Nem, Luiz Araújo e Chavez, que logo saiu de campo devido a problema no joelho esquerdo – Gilberto passou para os titulares e o argentino voltou na reserva.

Ceni voltou a paralisar o treino para cobrar melhora dos atletas, que mais uma vez retornaram em nível superior. Buffarini, em chute no ângulo, e Cueva marcaram para dar a vitória aos titulares. O peruano passou a atuar como falso 9, quando Araruna substituiu Gilberto, enquanto Lucão foi testado no lugar de Douglas, Denis trocou com Sidão e João Schmidt entrou no posto de Maicon, recuando Rodrigo Caio para a zaga.

Por fim, ainda houve treino específico para os laterais e zagueiros. Já na sexta e no sábado, sempre às 9h30, Ceni fará dois treinos fechados para finalizar a preparação para a estreia no Estadual. Os jogadores acreditam que novas formações e até esquemas táticos podem ser testados até o duelo com o Audax, mas mostram confiança para o primeiro jogo oficial do ano e o primeiro após a conquista da Florida Cup.

[Lance, Terra]