Arbitragem que roubou o SPFC a favor do Palmeiras é suspensa pelo STJD

Em sessão realizada nesta quarta-feira (19), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o árbitro e o VAR de São Paulo 2 x 3 Palmeiras, disputado no Morumbi, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Enquadrados no Artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por deixarem de “observar as regras da modalidade”, Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam foram suspensos por 40 dias.

A punição se baseou em 20 dias pelo lance do pênalti não marcado de Allan em Tapia e mais 20 dias por não terem expulsado Andreas Pereira e Gustavo Gómez.

Na ocasião, após reclamação do São Paulo, a CBF obteve autorização da Fifa para divulgar o áudio do VAR destes quatro lances.

Caso não consigam efeito suspensivo, os árbitros começam a cumprir a punição nesta quinta-feira (20).

Desde o clássico, Ramon Abatti Abel apitou dois jogos da Série B e foi AVAR2 em Mirassol x Botafogo. Nessa quarta-feira, está escalado como AVAR2 em Santos x Mirassol. Ilbert, do outro lado, só atuou como VAR no América-MG x Cuiabá, na Série B.

No mesmo julgamento, o STJD advertiu Rui Costa e Carlos Belmonte. Os dirigentes do São Paulo foram duros nas críticas à arbitragem após o Choque-Rei.

Fonte: ESPN