Bom passe e auxílio ao ataque: como Marcos Antônio pode ajudar
O técnico Luis Zubeldía promoveu diversas mudanças no São Paulo para enfrentar o Vasco na quarta-feira, em Campinas. Uma delas foi a entrada do volante Marcos Antônio, já que o titular Damián Bobadilla havia disputado dois jogos na Data Fifa pela seleção paraguaia. E deu certo.
Contratado no meio da atual temporada, Marcos Antônio ainda briga para se firmar e ter mais espaço como titular do São Paulo, mas mostrou na vitória por 3 a 0 sobre o Vasco que pode ajudar na reta final do Campeonato Brasileiro. Zubeldía, aberto a reavaliar seu grupo, estará atento ao dia a dia:
– Ter mais dias de treinamento me permite ter uma disputa interna importante. Me permite ver os jogadores – destacou o técnico, que só volta a ter um jogo oficial dia 26, contra o Criciúma, fora.
O principal trunfo de Marcos Antônio é a troca de passes no meio de campo. De acordo com dados do Espião Estatístico, ele é o meio-campista com maior taxa de acerto na estatística. São 93,75% de passes certos no Brasileirão. Ele só fica atrás, no elenco do São Paulo, de Arboleda, que tem 94,04%.
Contra o Vasco, Marcos Antônio foi importante para dar dinâmica ao meio de campo do Tricolor.
O volante atuou ao lado de Luiz Gustavo, que tem 93,40% de acerto de passes. Eles formaram, assim, a dupla do São Paulo com o maior índice de passes certos na equipe titular – nem Alisson e Pablo Maia, os donos da posição, que estão lesionados, têm os mesmos números.
A entrada de Marcos Antônio também fez com que o atacante Luciano não precisasse voltar tanto para buscar a bola perto do campo defensivo, como precisa fazer quando Bobadilla e Luiz Gustavo formam dupla. O meio-campista foi mais ao ataque e se aproximou com frequência aos atacantes.
Apesar dos bons números, Marcos Antônio ainda não conseguiu se firmar como titular do São Paulo. Ele tem apenas sete partidas – e só começou jogando em quatro delas.
O meio-campista sequer entrou em campo nas eliminações para Atlético-MG, na Copa do Brasil, e Botafogo, na Libertadores. Com o espaço deixado por Bobadilla, Marcos Antônio espera aproveitar a boa atuação diante do Vasco para tentar se firmar como titular do São Paulo nos últimos oito jogos.
Fonte: GE