Médicos, preparadores e massagistas: reformulação total no DM para 2026

O São Paulo anunciou nesta terça-feira 12 novos profissionais para os mais diversos setores que vão compor os departamentos médico, de preparação física e fisiologia no ano que vem.

Em comunicado, o clube confirmou a contratação de dois novos médicos, um fisiologista, três novos fisioterapeutas, um cientista do esporte, dois preparadores físicos, dois massagistas e uma podóloga.

As mudanças fazem parte de uma grande reformulação no CT da Barra Funda, que contou com a saída de diversos profissionais desde o fim do Brasileirão.

Abaixo, confira quem chega e quem sai da comissão do São Paulo:

Médicos

O clube acertou as contratações dos doutores Hilton Lutfi e Bruno Schiefer.

Lutfi é especialista em medicina esportiva e membro das sociedades brasileira e americana de ortopedia e traumatologia. Schiefer também é ortopedista e traumatologista da sociedade brasileira e faz parte da International Society for Medical Shockwave Treatment – associação científica internacional dedicada ao estudo, desenvolvimento e padronização da terapia por ondas de choque extracorpóreas na medicina -, além de integrar a SBCJ (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho).

A temporada de 2025 foi marcada pelo excesso de lesões, com muitas reincidências e problemas variados de saúde. Ricardo Galotti trocou o São Paulo pelo Corinthians em setembro de 2025. Em seu lugar, o clube teve o médico Pedro Henrique Perez da Costa, demitido em dezembro.

Há alguns dias, o São Paulo e o nutrólogo Eduardo Rauen rescindiram contrato.

O médico foi o responsável por indicar e aplicar canetas emagrecedoras, de tizerpatida, em dois atletas do elenco do Tricolor. Segundo reportagem do Uol, o medicamento foi adquirido a partir de um vendedor sem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Área da saúde

O clube contratou o fisiologista Rafael Grazioli, que é mestrado em Ciências do Movimento Humano, doutorado em Ciências do Movimento Humano e que recentemente foi convocado para integrar a comissão técnica da seleção brasileira das categorias Sub-15 e Sub-17.

Também para o setor de recuperação do elenco principal, o Tricolor buscou os fisioterapeutas Leandro Carvalho (doutor em Ciências da Reabilitação), Gilvan Arruda (mestre em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e Atividade Física e que acumula passagens pelas categorias de base do clube e pelo futebol feminino do São Paulo) e João Ribeiro (pós-graduado em fisioterapia esportiva).

O São Paulo também contará com o cientista do esporte Danilo Prado, que é pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da USP e doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP, com mestrado em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP, além de ser especialista em condicionamento físico aplicado à prevenção cardiológica primária e secundária pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Já para a preparação física, Ricardo Ferreira foi contratado para assumir a coordenação do setor e traz no currículo o doutorado em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação e o mestrado em Engenharia Biomédica.

O departamento também contará com o preparador físico Pedro Salles, que fez parte das comissões técnicas do Sub-17 e do Sub-20 do Tricolor. Em 2025, o Sub-20 foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior e da Copa do Brasil da categoria.

Em dezembro, deixaram o clube o fisiologista Luís Fernando de Barros, o auxiliar de fisiologia Paulo Eduardo Teixeira, o preparador físico Adriano Titton, o coordenador de reabilitação física Carlos Alberto Presinoti e a fisioterapeuta Cilmara Moretti.

Podologia e massagem

Formada em podologia e com mais de 13 anos de experiência clínica, Gabriela Barboza também integrará a comissão técnica são-paulina a partir da próxima temporada.

Por fim, formado em enfermagem e com mais de dez anos de experiência no setor de massagem no futebol, Thyago Souza assumirá a coordenação da área, que também contará com a chegada do massagista Francisco Gregorio.

Em dezembro, os cortes atingiram Almir Rosano (podólogo), Cristiano Ramos (líder de rouparia), Ricardo dos Santos (massagista), Daniel Barbosa (encarregado de segurança) e Ailton Rodrigues (encarregado dos massagistas).

Fonte: GE