O que é ‘cisto de Baker’, lesão que Calleri sofreu e o fez virar dúvida
Calleri é dúvida no São Paulo para o duelo contra o Novorizontino, no domingo (17), pelas quartas de final do Paulista. A indefinição acontece após o atacante sofrer um ‘rompimento de cisto de Baker’ na perna direita.
Mas o que é essa lesão pouco comum no futebol? Segundo o artigo do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, rompimento de cisto de Baker é um nódulo benigno que se desenvolve na parte traseira dos joelhos.
Quando agravado, o nódulo cresce, aumentando a produção de líquido na região. Esse excesso de líquido acaba dando origem a um cisto.
A partir do momento que o atleta desenvolve o cisto de Baker, como o caso de Calleri, causa desconforto e muita dor, além de inchaço na região e sensação de rigidez muscular.
Ainda de acordo com o artigo publicado pelo hospital, repouso e gelo são os tratamentos iniciais para quem desenvolve o cisto de Baker. Analgésicos e anti-inflamatórios também são utilizados para amenizar o desconforto.
Em quadros mais graves, injeções e drenagem são recomendadas. O procedimento cirúrgico para remover o cisto é raramente optado nesses casos.
Fonte: ESPN