São Paulo precisa se manter em seu limite para sonhar com título

Depois de um momento de instabilidade, o São Paulo voltou ao G-4 do Brasileiro ao bater o Athletico-PR por 2 a 1, fora de casa, na última quarta-feira. A seis pontos do líder, o Flamengo, a equipe se coloca como uma competidora pelo título. Para se manter nessa condição, o Tricolor precisará fazer um esforço maior do que outros candidatos.

Com um bom elenco e um técnico que tem demonstrado ideias interessantes desde que chegou, o São Paulo terá que se manter em seu limite para continuar como um intruso nessa disputa que tem o Flamengo à frente e o Palmeiras como perseguidor mais provável – o Botafogo completa o grupo dos quatro melhores.

Ao contrário desses adversários, o São Paulo tem margem de manobra menor, com um grupo não tão recheado como o dos cariocas ou tão consistente como o dos vizinhos da Barra Funda.

É um time mais propenso a sofrer pequenas instabilidades durante um torneio tão longo. A última é exemplo: com medo de perder atletas por lesão, o técnico Luís Zubeldía decidiu poupar alguns atletas contra Cuiabá e Vasco e perdeu os dois jogos.

Pelo sonho de conquistar o sétimo título nacional, o São Paulo não tem o luxo de descansar titulares sem perder desempenho.

As lesões, tão frequentes nos últimos anos, são um risco para o time. Dividir atenção com as copas – Libertadores e do Brasil – a partir de agosto, outro risco.

E não há previsão de que o time se reforce de forma relevante na janela que está prestes a abrir – há negociação com o volante Thiago Mendes e o sonho pelo lateral Alex Sandro.

Mas o jogo em Curitiba é um bom sinal do que o São Paulo, inteiro, é capaz de fazer.

Fonte: GE