Ambiente ficou tenso mesmo com a classificação, admite Dorival
Apesar da classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, o técnico Dorival Júnior admitiu que o ambiente no vestiário do São Paulo não foi compatível com a alegria dos torcedores nas arquibancadas do Morumbi. Isso porque o Tricolor foi derrotado por 3 a 1 pelo Sport, diante de mais de 49 mil são-paulinos, sofrendo para avançar de fase, o que aconteceu na antes improvável disputa de pênaltis.
“Eu jamais falo com o grupo após uma partida. Seja com vitória, empate ou derrota. Eu apenas faço um comentário muito pequeno, eventualmente, nem sempre. O ambiente não foi o mais agradável. Porém, passamos de fase, estamos num outro momento, entre os oito melhores da Copa do Brasil. Isso tem que ser valorizado. Era jogo de 180 minutos, o São Paulo passou. Com dificuldades, mas passou. Teve outras equipes que tiveram dificuldades e passaram. Podem ter certeza que esses erros não vão voltar a acontecer. Outros pode ser, mas não esses. É tudo o que é obrigação da comissão em momentos como esse. É uma preocupação nossa. Por isso, nunca deixamos de trabalhar”, comentou Dorival Júnior.
Nesta quinta-feira o São Paulo abriu o placar com um golaço de Michel Araújo, mas viu o Sport reagir em momentos-chave do jogo, empatando no fim do primeiro tempo, virando a partida no início da etapa complementar e marcando o terceiro gol instantes antes do apito final.
“Nós não fomos envolvidos por dentro, eles não tiveram jogadas de combinação. Alívio pela classificação, fato. O jogo foi decidido em duas partidas de 90 minutos. Ganhamos a primeira e não fomos felizes na segunda. As bolas paradas, realmente, hoje não estávamos em uma grande noite. Não sofremos o que às vezes acontece com a maioria das equipes, você sofre porque está sendo atacado por dentro, com jogadas trabalhadas, isso não aconteceu”, prosseguiu.
“Lógico que o Sport está de parabéns pela maneira com que se comportou, o Enderson Moreira é um dos grandes treinadores que temos no futebol brasileiro e às vezes é subestimado pelas suas capacidades, qualidades e conquistas. Não tinha dúvidas de que teríamos um jogo muito complicado. Muitos já diziam que o São Paulo tinha encaminhado sua vaga, mas sabíamos de antemão que não seria a realidade do jogo. Tanto é que me preocupei em alertar meus jogadores, porque não tinha dúvidas que enfrentaríamos um jogo muito complicado, muito difícil, como acabou sendo”, afirmou Dorival Júnior.
Apesar de o São Paulo ter encaminhado a classificação no jogo de ida, ao vencer o Sport por 2 a 0 no Recife, o treinador da equipe fez seus jogadores aprimorarem as cobranças de pênalti nesta semana, acreditando que a vaga para as quartas de final da Copa do Brasil não estava tão próxima como muitos vinham dizendo. E ele estava certo. O Tricolor, no entanto, acertou todas as cobranças e contou com uma defesa de Rafael para levar o Morumbi à loucura.
“Nós trabalhamos [pênaltis], principalmente ontem. O jogador tem que ser alertado, tudo pode acontecer. No futebol você se prepara para todas as situações, e mesmo tendo o resultado inicial ao nosso favor, isso que aconteceu poderia acabar acontecendo. Fomos felizes, tivemos tranquilidade, o Sport também bateu muito bem, errou apenas uma, ótima defesa. Disse aos jogadores para fazerem o que treinaram, que definissem o canto, porque acreditava que o Rafael pegaria uma ou duas bolas. Ele foi fundamental para nossa classificação”, concluiu.
Fonte: ESPN