Boas atuações de Rafael fazem Ceni desistir de fazer rodízio de goleiros

A temporada de 2023 começou com uma indefinição no gol do São Paulo. Após Jandrei e Felipe Alves terem se revezado na meta tricolor no ano passado, Rafael foi contratado para acirrar a briga pela posição. Inicialmente, o técnico Rogério Ceni chegou até a cogitar o rodízio nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista, o que acabou não se confirmando.

“Nós podemos até experimentar dois ou mesmo três goleiros nessas primeiras rodadas. Eu falei para o Rui [Costa, executivo de futebol do São Paulo] que são goleiros que é muito difícil deixar como terceiro goleiro, porque nenhum deles merece ser terceiro goleiro. Tudo bem ser segundo goleiro, ficar como opção. Eu acho que os três podem compreender. Os três têm capacidade para brigar pela primeira posição, mas nenhum deles merece ser terceiro goleiro. Eu passei isso para eles”, afirmou Rogério Ceni na primeira entrevista concedida em 2023, antes da estreia de sua equipe no Paulistão.

Desde então, porém, o treinador são-paulino parece ter mudado de opinião. Rafael é o único jogador do elenco que foi titular em todas as partidas de 2023. O goleiro sequer foi substituído e, pelo menos por enquanto, não há qualquer perspectiva de ele deixar o posto para a entrada de um de seus concorrentes.

“Os três são todos experientes, rodados. Jandrei é o mais jovem dos três, Felipe é o mais velho, e Rafael está no meio dos dois. Pelo fato de o Rafael ter sido contratado, achei que ele merecia uma chance. É uma concorrência saudável. Estou muito contente com o Rafael, assim como sempre tive confiança nos outros dois. Qualquer um dos que joguem tenho tranquilidade”, comentou Rogério Ceni após a goleada por 5 a 1 sobre a Inter de Limeira, na última quarta-feira.

Enquanto em outras posições a comissão técnica vem promovendo um certo revezamento de atletas para evitar um maior risco de lesões, no gol a situação é diferente, já que o atleta não se desgasta tanto, lida com menos impacto frequente, arranque, contato físico, entre outras questões. Justamente por isso, Rafael deve seguir sendo titular na próxima terça-feira, contra o São Bento, em Sorocaba.

O Tricolor poderá confirmar sua classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista se vencer o São Bento e contar com tropeços de Guarani e Mirassol. Mas, nem com a vaga para a fase eliminatória do Estadual garantida pode fazer com que Rogério Ceni abra mão de Rafael como goleiro titular.

Fonte: Gazeta