Calleri fez 1/3 dos gols do SPFC e garantiu quatro pontos no Paulista

Dos 12 gols que o São Paulo marcou no Campeonato Paulista, um terço foi anotado pelo atacante Jonathan Calleri, que assumiu o papel de fazedor de gols do time, como Rogério Ceni o descreveu recentemente.

Calleri já fez quatro gols no estadual – o último nesta segunda-feira, de bicicleta, contra o Água Santa. Ele é o único atleta do time a ter feito mais de um gol na temporada.

O argentino chegou a essa marca mesmo sendo poupado nos jogos. Dos oito confrontos do São Paulo até agora no Paulistão, Calleri foi titular em quatro e entrou durante outros quatro – por causa do rodízio de jogadores que o técnico Rogério Ceni tem utilizado nesse início de temporada.

Dois dos gols do atacante foram responsáveis por quatro pontos do São Paulo na tabela.

Calleri fez os gols das vitórias do São Paulo sobre a Ponte Preta e o Água Santa. Nos dois jogos, cumpriu um papel semelhante: entrou no segundo tempo e desempatou partidas que estavam 1 a 1 nos minutos finais. Em Campinas, aproveitando uma falha da zaga; em Diadema, com uma bicicleta.

Foram quatro pontos que colocaram o São Paulo na liderança do Grupo B do Paulista. Com 14, ultrapassou o São Bernardo, que tem a mesma pontuação e saldo de gols pior.

O gol marcado em Diadema surpreendeu o próprio Calleri. Foi o primeiro dele com uma bicicleta:

– Achei que jamais ia fazer um gol assim, mas é que eu também não tento muito. Hoje (segunda), tentei e, por sorte, fiz o gol e aumentei o marcador para nos colocar no primeiro lugar da tabela, que é o mais importante – disse ele após o jogo contra o Água Santa.

Calleri retornou o São Paulo em agosto do ano passado e já tinha feito gols importantes durante o Brasileiro, em que o time brigou para não ser rebaixado.

Foram cinco gols no torneio. Os dois primeiros em empates por 1 a 1 com Santos e Ceará. Depois, fez o único gol da vitória sobre o Corinthians, outro sobre o Sport (2 a 0) e mais um contra o Juventude (3 a 1), esse último o jogo que garantiu a permanência do São Paulo na Série A.

No total, em duas passagens pelo São Paulo, Calleri tem 25 gols em 56 jogos, uma média de 0,45 gol por partida.

É provável que o argentino volte ao time titular do São Paulo no sábado, quando a equipe enfrenta o Corinthians, no Morumbi, pela décima rodada do Paulista.

Fonte: GE