Em 5 meses de 2022, Eder supera o que apresentou no ano de 2021

O ano de 2022 para Eder tem sido completamente diferente do que ele viveu em 2021, o seu primeiro ano como jogador do São Paulo. Se na temporada passada ele era quase dispensável, na atual se tornou um homem de confiança de Rogério Ceni. Os números apontam para isso.

Antes mesmo de chegar no meio do ano, Eder já tem mais minutos em campo do que no ano passado inteiro. Após atuar os 90 minutos contra o Jorge Wilstermann, na última quinta-feira, ele acumulou 1209 minutos (sem os acréscimos). Em 2021 foram 1092 minutos jogados.

A mudança de status de Eder no elenco passa muito pelo estilo de jogo adotado por Rogério Ceni e a liberdade que o treinador tem dado ao atacante de 35 anos.

Com Hernán Crespo, o jogador atuava muito mais estático dentro da área, precisando muitas vezes ser o centroavante. No entanto, as características de Eder não se encaixavam nesse perfil e ele perdeu espaço.

Nesta temporada, Ceni passou a testá-lo ao lado de Calleri, sem que ele tivesse a responsabilidade de ficar esperando a bola apenas para finalizar. Atualmente, Eder participa mais do jogo e tem armado mais jogadas do que feito gols.

Contra o Jorge Wilstermann, por exemplo, ele participou dos três gols da vitória do São Paulo. No primeiro, ele deu assistência para Rodrigo Nestor marcar. No segundo, iniciou a jogada na intermediária. Já no terceiro fez um corta-luz que enganou a marcação e deixou Patrick livre para marcar.

– Sou um 9 que não é 9, um atacante que não é de área. Eu gosto de participar de todas as jogadas, vir de fora, jogar mais no meio de campo, dar apoio na saída de bola. Não sou um atacante que fica esperando a bola para fazer o gol, por isso me encontro às vezes longe do gol – afirmou Eder.

O bom momento pelo Tricolor fez a disputa no ataque ficar ainda mais acirrada. Eder conquistou seu espaço e foi quem mais fez dupla com Calleri na temporada. Luciano, por sua vez, está em recuperação e briga por essa vaga.

No domingo, às 16h, diante do Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, Ceni faz mistério total quanto à escalação. Por ter atuado durante os 90 minutos diante do Jorge Wilstermann, Eder pode sair atrás na disputa. No entanto, a sua entrada no decorrer do jogo é quase uma certeza.

Em 25 jogos na temporada, Eder acumula três gols. Em 2021, foram 29 partidas disputadas e cinco gols marcados.

Fonte: GE