Joia são-paulina tem média de gols superior à de Endrick na base
As categorias de base do São Paulo têm uma nova joia que chama a atenção a cada jogo do time sub-17. O atacante Ryan Francisco, de 16 anos, é considerado uma das maiores apostas recentes e vai sendo lapidado para despontar nos profissionais em um futuro próximo.
A alta expectativa se dá pela fase que o garoto vive em 2023. Nos oito jogos disputados por ele no Campeonato Paulista Sub-17, foram 18 gols marcados. Uma média de 2,25 gols por partida.
O número é maior do que o alcançado por Endrick, do Palmeiras, quando disputou a competição em 2022. Em seis jogos pelo sub-17, o atacante vendido ao Real Madrid marcou oito gols – média de 1,3 gol por jogo.
Ryan Francisco chamou de vez a atenção no confronto diante do Oeste, no fim de maio. Nos 54 minutos em que ele ficou em campo, foram cinco gols marcados – quase um gol a cada 10 minutos. O Tricolor venceu o duelo por 8 a 1.
Toda essa ascensão fez o São Paulo correr para não perder sua mais nova joia. No dia 13 de junho, o Tricolor firmou um contrato profissional com o garoto com uma multa de 60 milhões de euros (cerca de R$ 312 milhões). Seu vínculo vai até janeiro de 2026.
O tempo de contrato só não foi maior porque a legislação brasileira não permite que jogadores menores de 18 anos façam acordos acima de três anos de duração.
O destino de Ryan Francisco poderia ter sido no rival Palmeiras. Quando começou no futebol de base, o garoto deu seus primeiros passos no time sub-11 e sub-13 do time alviverde. Ele conquistou títulos, mas foi mais discreto no quesito gols.
Sem muito espaço na equipe, Ryan foi para o Ska Brasil em 2021, onde se destacou com 11 gols em 13 partidas disputadas. O São Paulo se interessou e o contratou no ano passado.
Seu ano de estreia foi pouco animador, com sete jogos e nenhum gol marcado no Paulistão Sub-17. Um enorme contraste com o que acontece na atual temporada.
A carreira de Ryan Francisco é gerida por Fabiano Costa, um velho conhecido da torcida do São Paulo. O meio-campista foi revelado pelo Tricolor em 1994 e atuou pelo clube até 2001. Ele conquistou os títulos da Copa Conmebol de 1994, os Paulistas de 1998 e 2000 e o torneio Rio-São Paulo de 2001.
Após deixar o clube, passou por clubes como Santos, Internacional, Atlético-MG e por equipes do futebol mexicano. Se aposentou em 2013, atuando pelo XV de Piracicaba.
Curiosamente, Fabiano Costa é genro do técnico Vanderlei Luxemburgo, atualmente no comando do Corinthians.
Fonte: GE