Luiz Gustavo dá experiência, segurança e estatura ao meio-campo

O volante Luiz Gustavo fez sua estreia como titular do São Paulo na vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa, no último sábado, no Morumbi. Alto, experiente e versátil, o jogador de 36 anos fez o gol que garantiu os três pontos do Tricolor na terceira rodada do Campeonato Paulista.

Desde que chegou ao São Paulo, o técnico Thiago Carpini tenta aprimorar detalhes em jogadas de bola parada – principalmente ofensivas. Em meio a constantes elogios ao trabalho do antecessor Dorival Júnior, o atual treinador busca inserir suas características no dia a dia.

Nesse contexto, Luiz Gustavo pode ter papel fundamental nas ideias de Carpini. Com 1,86m, é o segundo jogador de linha mais alto do elenco do São Paulo, atrás apenas do zagueiro Arboleda, que tem 1,87m. O volante é o maior entre os seus concorrentes por vagas no meio de campo tricolor.

Num lance em que não precisou usar sua estatura, mas era de bola parada, Luiz Gustavo garantiu a vitória do São Paulo sobre a Portuguesa. A jogada, já uma ideia de Thiago Carpini, começou com cruzamento de Nikão, desvio de Alan Franco na primeira trave e finalização por baixo do volante.

O que também chamou atenção em sua estreia como titular foi a experiência com a qual conduziu o meio de campo do São Paulo. Com 15 temporadas no futebol europeu e uma na Arábia Saudita, Luiz Gustavo é um dos mais experientes do elenco tricolor.

O volante de 36 anos acelerou o jogo quando precisava acelerar; freou quando precisava frear; lançou quando precisava lançar. Acertou, ainda no primeiro tempo, lindo lançamento do campo de defesa para Galoppo puxar contra-ataque.

Mesmo que a idade possa fazer Thiago Carpini dosar as participações de Luiz Gustavo, sua experiência fará diferença a favor do São Paulo nesta temporada. É o que indicam as primeiras participações em jogos no Tricolor.

Fonte: GE