Luiz Gustavo ganha elogios de Zubeldía: ‘Ele é top!’

Aos 37 anos, Luiz Gustavo vive um momento especial no São Paulo. O volante foi titular e atuou os 90 minutos em 11 das últimas 12 partidas da equipe. O jogador só ficou fora de uma partida, contra o Grêmio, para cumprir suspensão.

Contratado para esta temporada, com contrato apenas até o fim do ano, Luiz Gustavo sofreu uma lesão no tendão de Aquiles da perna direita em fevereiro. Recuperou-se e voltou a ficar à disposição em maio, mas ainda como reserva.

Durante a Copa América, com a convocação de Bobadilla pelo Paraguai, Luiz Gustavo conseguiu engatar sequência inédita como titular e caiu nas graças do técnico argentino. O volante foi um dos destaques do São Paulo na vitória contra o Flamengo, no Morumbis.

– Está na vista, o que posso falar dele, só ver as partidas ou ver sua carreira, está fazendo pelo São Paulo. Muitos podem se surpreender, mas ele há dez partidas vem jogando bem. Quando cheguei, ele estava recuperando de lesão, fui vendo seu rendimento nos treinamentos, no aeróbico, apesar da idade, o rendimento físico dele nos treinos era de um jogador top, os metros por minutos, distância em alta intensidade.

– E quando vimos com ritmo futebolístico com os trabalhos, consideramos que estava para uma oportunidade, usamos contra o Barcelona e Talleres no segundo tempo, foi titular na Copa do Brasil, e fomos vendo o Luiz Gustavo – disse Zubeldía.

O bom momento de Luiz Gustavo não chamou atenção de Zubeldía dentro de campo. O treinador usou o veterano como exemplo de humildade e de profissional a ser seguidos pelos mais jovens, fazendo uma comparação com o craque português Cristiano Ronaldo.

– O que mais surpreendeu foi a humildade para treinar de forma silenciosa e demosntrar no treino. Às vezes falamos para o jovem: ganha sua vaga no treinamento. E aqui temos um exemplo de dentro, não precisamos olhar nas redes sociais um jogador do Real Madrid. É um exemplo, é importante. Não precisa ver Cristiano Ronaldo a distância, como treina – disse Zubeldía.

Por causa da idade avançada, Luiz Gustavo foi contratado pelo Tricolor com um contrato curto, apenas até o fim de 2024. Se entrar em campo por pelo menos 45 minutos em 60% das partidas do São Paulo neste ano, o volante tem uma renovação automática por mais uma temporada já acertada com o clube.

É possível que o contrato de Luiz Gustavo seja renovado mesmo sem as metas, que ainda estão distantes de serem atingidas. O volante não decidiu se seguirá atuando em 2025, mas dirigentes do São Paulo querem convencê-lo a estender a carreira.

Fonte: GE