Problema é a pontaria: estatísticas são ruins no início da temporada
O abuso nos cruzamentos se tornou motivo de críticas ao São Paulo nos primeiros jogos desta temporada, mas isso não tem impedido o time de acertar o alvo nas finalizações no Campeonato Paulista.
A equipe de Rogério Ceni tem desempenho mediano se comparada aos demais rivais do torneio.
Em média (São Paulo e Palmeiras têm quatro jogos no Paulista, um a menos do que os demais), o time acerta 5,25 finalizações por partida, o sexto melhor nesse ranking na competição.
O Mirassol é que mais acerta o alvo, com 6,8 finalizações certas por jogo. Entre os grandes, só o Corinthians aparece à frente do São Paulo, com 5,8 finalizações certas em média.
Os dados são de levantamento do jornalista Caio Maia, do Espião Estatístico, e considera como certas finalizações defendidas, na trave e gols.
O ataque do São Paulo tem produzido oportunidades. Foram 55 finalizações em quatro partidas, com cinco gols marcados – o nono melhor entre 16 clubes.
O número de gols, porém, é impactado pelo duelo contra o Red Bull Bragantino, um duelo mais aberto em que o time do interior venceu por 4 a 3. Nos outros três jogos, só dois gols: um na vitória sobre o Santo André, por 1 a 0, outro na derrota por 2 a 1 para o Guarani. O empate com o Ituano terminou sem gols.
O ataque do São Paulo tem tido jornadas ruins desde a temporada passada, principalmente no Brasileirão.
Com só 31 gols em 38 rodadas, foi o pior ataque do clube no torneio nacional e um dos fatores que fizeram com que o São Paulo fosse ameaçado pelo rebaixamento até a penúltima rodada.
Não à toa, o setor foi um dos que levaram o clube a investir em contratações. Nikão, com status de estrela, e Allisson chegaram. Pablo, muito criticado em 2021, foi dispensado.
Faltou, porém, o principal pedido de Ceni, que queria um ponta veloz para fechar o elenco. Houve tentativas por Douglas Costa e Soteldo, infrutíferas.
O técnico deve definir neste sábado, em treino no CT da Barra Funda, o time que enfrenta a Ponte Preta, domingo, às 18h30, em Campinas, pela sexta rodada do Paulista.
O treinador tem rodado o elenco e feito experiências no ataque. Alisson, Rigoni e Calleri são os jogadores com mais participações. Nikão foi poupado nas últimas rodadas para evitar lesões.
Fonte: GE