Rafinha admite cansaço: aposentadoria será mesmo em 2024
Entre os líderes do elenco do São Paulo, o lateral Rafinha conquistou a Copa do Brasil e foi campeão pela primeira vez desde que chegou ao Morumbi, no ano passado. E o experiente defensor de 38 anos já faz planos para o futuro.
Em entrevista exclusiva ao SportsCenter, na quarta-feira (4), Rafinha reiterou o seu desejo de se aposentar na próxima temporada e revelou, inclusive, que já existem conversas em andamento para a renovação, uma vez que o seu contrato termina no final deste ano.
O veterano ainda falou sobre o convite que recebeu do Bayern de Munique para jogar um último jogo com a camisa do clube da Baviera, que defendeu por mais de oito temporadas.
“É aquele negócio… aqui é uma maravilha, mas os tornozelos estão com uma quilometragem alta. As dores aumentam. Eu me cuido muito, então procuro sempre descansar muito. A idade chega e a gente sempre precisa estar preparado. Não pode perder noite de sono para treinar e jogar bem. Existe, sim, o desejo do São Paulo de renovar por mais um ano. E da minha parte também, total, de ficar mais um pouco no São Paulo. Até falei no ano passado, quando perdemos todos os títulos e não ficamos um ano maravilhoso e eu fiquei. Eu queria conquistar. É uma situação real. Eu quero sim ficar, vou conversar com o clube. Não tem burocracia. A minha questão é física. E a minha família, né, que está na caminhada há mais de 20 anos. Nos momentos de alegria, é bom, mas na frustração… são eles que aguentam os desabafos. Não tenho como esconder que o cansaço bate, as dores aumentam, mas a gente se cuida bem para poder estar jogando nesse nível”, começou por dizer.
“Eu tenho um convite legal para jogar mais um jogo no Bayern de Munique. É gratificante. Joguei 8 anos e meio lá. É um clube que tem muito carinho. É um prêmio ter um convite como esse. Quero jogar meu último jogo na Alemanha. Quero terminar aqui no São Paulo, se possível com mais títulos. Estou me preparando. Falta um pouco ainda. Quero desfrutar um pouco desses meses que ainda tenho e, quem sabe, mais um ano inteiro. Mas quero, sim, terminar minha carreira na Alemanha”, prosseguiu.
Com a conquista da Copa do Brasil, o São Paulo se credenciou à disputa da fase de grupos da Libertadores de 2024. E Rafinha também falou sobre a competição continental. O veterano exaltou a força do plantel tricolor e disse que espera que o elenco não tenha tantas saídas, para que o nível seja mantido.
“O time do São Paulo é forte. É um time que criou uma identidade com o Dorival. Claro, já vinha fazendo um grande trabalho com o Rogério. Não conquistamos títulos com ele, mas o time, agora, está com uma identidade. Todos sabem da força do São Paulo principalmente quando jogamos em casa. Quando se fala em Libertadores, é sempre bom entrar em uma competição deste nível com um grande plantel. A gente torce para que não saia ninguém e que cheguem novos jogadores para somar e dar mais competitividade ao elenco. Quem chegar para somar, é bem-vindo.”
Fonte: ESPN