Rafinha é titular em mais da metade dos jogos, apesar das opções

Numa temporada em que seis laterais-direitos já foram titulares do São Paulo, o veterano Rafinha, de 38 anos, começou mais da metade das partidas.

Com contrato até o fim de dezembro, Rafinha deve em breve discutir com a diretoria a possibilidade de estender o vínculo por mais 12 meses, como fez no final do ano passado.

Ele foi titular em 27 dos 52 jogos do São Paulo em 2023 – número que seria maior não fosse uma lesão no tornozelo sofrida em clássico contra o Palmeiras, na terceira partida do ano, que o tirou do restante do Campeonato Paulista.

Foi um desfalque que obrigou o São Paulo a correr atrás de laterais.

Igor Vinicius, que em 2022 dividiu a responsabilidade pela lateral direita com Rafinha, teve uma lesão no púbis diagnosticada no início da temporada que o afasta de campo até hoje. Foram só dois jogos em janeiro.

A vaga, então, caiu no colo de Orejuela, que tinha sido emprestado a dois clubes (Athletico e Grêmio) e contava com pouca confiança no Morumbi – tanto que já foi emprestado mais duas vezes, primeiro ao Ceará, hoje está no Independiente Medellín.

O colombiano fez cinco jogos como titular, sem agradar. O São Paulo, então, primeiro pediu ao Coritiba a devolução de Nathan, que estava emprestado, e depois contratou Raí Ramos, que estava no Ituano.

Nathan acabou herdando a condição de reserva imediato de Rafinha: tem 18 jogos como titular em 2023. Raí Ramos, por outro lado, jogou pouco: só seis vezes entre os 11 que iniciaram uma partida.

O último lateral-direito a jogar esse ano foi o jovem Moreira, que teve uma lesão no joelho em outubro do ano passado, e voltou a atuar há duas semanas. Foi titular contra o América-MG, mas improvisado na esquerda para que Welington fosse poupado.

Sem entrar em campo desde que foi eliminado pela LDU na Copa Sul-Americana, na semana passada, o São Paulo se prepara para enfrentar o Internacional, quarta, pelo Brasileirão. No domingo seguinte, faz a primeira partida das finais da Copa do Brasil, contra o Flamengo, no Maracanã – o jogo de volta é no Morumbi, dia 24.

Fonte: GE