Rafinha vai bem como zagueiro e pode se reinventar no São Paulo

De alguns minutos de teste contra a Universidad Católica para um jogo inteiro contra o Atlético-MG, no Mineirão. Diante dos 14 desfalques no último domingo, o lateral-direito Rafinha se estabeleceu como um terceiro zagueiro, acrescentando mais uma opção a Rogério Ceni e a si próprio, diante da possibilidade de se reinventar na carreira.

Rafinha atuou mais centralizado ao lado de Luizão e Miranda, ajudando a fechar a linha de cinco com os laterais Igor Vinicius e Welington – Reinaldo, que começou como titular, jogou apenas 10 minutos o confronto em Belo Horizonte.

A escalação de Rafinha no setor se deu pelas ausências de Diego Costa e Léo, ambos suspensos. Os dois desfalques, somados à ausência de Arboleda, que só volta no ano que vem, obrigaram Ceni a reinventar o setor para encarar o Atlético-MG de Hulk.

A atuação de Rafinha gerou elogios públicos do treinador são-paulino, que vê brecha para o lateral de 36 anos estabelecer um novo conceito ao seu jogo nesta reta final de carreira.

– Rafinha pode se reinventar em uma nova posição. Sabemos que fica mais difícil agora para ele atuar em uma linha de três para agredir mais. Rafinha teve uma melhor composição, porque as distâncias para percorrer são menores – declarou o treinador.

– Ele tem uma qualidade de passe que poucos zagueiros têm, Rafinha consegue na maioria das vezes achar bons passes. Claro que tem a dificuldade da bola aérea, mas contra determinados times, ele pode fazer o terceiro homem. Também compensa essa qualidade atuando como lateral na linha de quatro – acrescentou.

A sugestão do treinador vem em um momento importante para o veterano de 36 anos.

O lateral possui contrato com o São Paulo até o fim do ano e ainda não renovou o compromisso. Rafinha pode, inclusive, assinar um pré-acordo com outro clube para 2023, já que restam menos de seis meses para o fim do atual vínculo com o Tricolor.

Além dele, outros veteranos como Miranda, Eder e Reinaldo também se encontram em reta final de contrato com o São Paulo. A definição do futuro destes atletas deve ocorrer mais perto do fim da temporada.

Fonte: GE