Rodrigo Nestor cresce após reinvenção e vira ‘garçom’ das finais

Rodrigo Nestor se movimentou no espaço vazio, olhou para a área e encontrou a cabeça de Calleri para o São Paulo anotar o único gol da vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, num Maracanã lotado, pela primeira partida da final da Copa do Brasil. Dar a assistência em uma decisão se tornou algo comum para o meia, que volta a crescer na reta mais importante da temporada.

Pela terceira vez na carreira, Nestor distribuiu um passe para gol durante uma final pelo São Paulo. Antes do cruzamento para Calleri, o meia achou Luciano no lance do gol que deu o título do Paulistão de 2021 contra o Palmeiras.

A outra assistência ocorreu na vitória por 3 a 1 sobre o mesmo Palmeiras, no Paulistão de 2022. Desta vez, Nestor e o elenco terminaram com o vice-campeonato, depois de goleada sofrida no Allianz Parque no confronto da volta.

Ao todo são oito passes para gols em partidas eliminatórias pelo clube desde 2021, quando começou a ter mais chances e se fixar no elenco profissional são-paulino. Os passes ocorreram também pela Copa Sul-Americana, como no recente duelo de oitavas de final contra o San Lorenzo.

Nestor ainda se notabilizou por apresentar mais uma valência em seu jogo. Geralmente um meia que atua pelo centro ou pelo lado direito, Nestor passou a ocupar mais a esquerda nas últimas oportunidades de jogo, seguindo orientação do técnico Dorival Júnior.

No Maracanã, por exemplo, o meia protagonizou constantes movimentações em que saiu de uma região mais centralizada para buscar a ponta, a fim de cruzar a bola na direção dos atacantes.

Foram duas jogadas semelhantes de “ponta” antes de o cruzamento certeiro encontrar Calleri para colocar o São Paulo em vantagem na briga pelo título inédito de Copa do Brasil.

Com a vitória por 1 a 0 no Maracanã, o Tricolor precisa pelo menos empatar no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbi, para assegurar pela primeira vez o troféu da principal competição de mata-mata do calendário nacional.

Antes, porém, o elenco tricolor se concentra na busca pela reação no Brasileirão. Sem vencer há sete rodadas, o time encara na quarta-feira o Fortaleza, no Morumbi. A bola vai rolar a partir das 21h30.

Nestor é candidato a ser poupado do confronto deste meio de semana, após sair desgastado da decisão de domingo. O camisa 11 acabou substituído no meio do segundo tempo pelo uruguaio Michel Araújo.

Fonte: GE