Saiba como e quando Dorival pretende utilizar Pato na equipe
Dorival Júnior começa a pensar em como utilizar Alexandre Pato no São Paulo após o anúncio da contratação do atacante, realizado na última sexta-feira. O novo reforço tricolor ainda está longe de reunir condições do jogo, mas o treinador já avalia algumas possibilidades.
Conforme apurou a Gazeta Esportiva com membros da comissão técnica do São Paulo, a ideia de Dorival Júnior é utilizar Alexandre Pato como segundo atacante, semelhante ao papel que Luciano exerce na equipe, figurando como um atacante mais móvel, muitas vezes saindo da área.
Apesar de Pato ser teoricamente um “concorrente” de Luciano, Dorival não descarta um ataque composto por ambos ao lado de Calleri. Tudo dependerá da aplicação tática de cada um e se todos eles estarão dispostos a colaborar ativamente na transição defensiva, marcando de perto os adversários.
Uma prova de que Pato, Luciano e Calleri podem atuar juntos é a introdução de Marcos Paulo no time do São Paulo. O meia-atacante vem sendo titular em diversas oportunidades junto dos camisas 9 e 10 do Tricolor, embora muitos achassem que ele não entregaria o que é necessário defensivamente.
Alexandre Pato não disputa uma partida oficial desde setembro de 2022, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito defendendo o Orlando City, dos EUA. Afastado dos gramados há mais de oito meses, o atacante ainda deverá levar mais de um mês para ser relacionado por Dorival Júnior.
A tendência é que Alexandre Pato comece os trabalhos com bola nesta semana, mas não com o restante do elenco. A expectativa é de que o atacante comece a treinar com os companheiros em cerca de 15 dias.
Depois disso, Pato também precisará passar por uma pré-temporada para se recondicionar fisicamente devido ao longo período fora das quatro linhas. Por isso, Dorival Júnior acredita que terá o jogador à disposição entre o fim de junho e início de agosto.
Fonte: Gazeta