Zubeldía ignora desconfiança e banca Patryck no São Paulo

Luis Zubeldía chegou ao São Paulo com dores de cabeça para tratar. Desfalques por lesões, pressão por resultados e uma sequência de jogos fora de casa. Em meio aos problemas, o treinador “resgatou” uma antiga promessa tricolor: o lateral-esquerdo Patryck.

Preterido por antigos treinadores e com só 12 jogos em 2023, o garoto de 21 anos, revelado em Cotia, virou solução para Zubeldía quando um novo problema surgiu. Welington, titular da posição, lesionou o tornozelo no clássico com o Palmeiras. E o São Paulo, que perdeu Caio Paulista no fim do ano passado, se viu apenas com Patryck para jogar na lateral.

Zubeldía, recém-chegado, com apenas dois jogos à frente do Tricolor, ignorou a desconfiança sobre o garoto e se apegou ao passado dele nas categorias de base para apostar em sua titularidade. O lateral-esquerdo jogou 90 minutos contra Águia de Marabá, Cobresal e Fluminense.

Medalhista de ouro no Pan-Americano em 2023, com cinco partidas, e participação em outros títulos e convocações para seleções de base, Patryck estreou no profissional do São Paulo em 2022. Foi titular no empate por 2 a 2 com o Fluminense, mas, mal em campo, foi substituído por Rogério Ceni ainda no primeiro tempo. O garoto ficou marcado pela atuação ruim e voltou para o sub-20.

No ano seguinte, em 2023, apesar das constantes convocações para seleções de base, também não se firmou no profissional do São Paulo. Jogou apenas 613 minutos durante toda a temporada e iniciou 2024 sob desconfiança. Não para Zubeldía.

– Quando vem um treinador novo, como eu, não está contaminado por críticas que podem fazer a alguns jogadores. Então, eu tento tomar decisões não pelo o que dizem, mas pelo o que eu vejo. Se o Patryck esteve em todas as seleções de base, por que não pode jogar aqui? Teve partidas boas e não tão boas. Normal para um jogador jovem. É um jogador que tem sete anos de formação de seleções de base. Todo um processo para que em cinco partidas tirem ele? – questionou Zubeldía, depois da vitória do São Paulo sobre o Fluminense.

Fonte: GE