Governo de SP quer a redução de 30% do público em estádios
O Comitê Científico do governo do Estado de São Paulo sugeriu nesta quarta-feira que os municípios reduzam em 30% a presença de público em eventos esportivos. A orientação se dá em momento de alta no número de casos de Covid-19.
Segundo o coordenador do comitê científico, João Gabbardo, que aconselha o governador João Doria (PSDB) em medidas contra a pandemia, as prefeituras poderão tomar decisões a partir de suas próprias realidades.
– Todos os eventos devem exigir comprovante de vacinação completo, se possível teste PCR. E recomendamos às prefeituras que reduzam a ocupação desses eventos. A sugestão é de fazer uma redução de 30% na capacidade de público, mas deixamos em aberto que isso fica a critério dos municípios.
A nova orientação poderá afetar jogos da Copa São Paulo, que está acontecendo em todo o estado, e também do Campeonato Paulista, com início previsto para o dia 25.
Os estádios de São Paulo permaneceram fechados aos torcedores de março de 2020 até outubro do ano passado, quando as restrições foram caindo gradualmente até a permissão para 100% da capacidade de cada arena em novembro.
Doria já tinha sugerido que eventos com grandes aglomerações passariam a sofrer com restrições na terça-feira, durante agenda no interior de São Paulo. Até o momento, o Estado não indicou a paralisação dos campeonatos, como ocorreu em 2020 e 2021.
Segundo dados do governo, publicados pelo G1, a ocupação de leitos de UTI para Covid subiu de 26% para 35% em uma semana.
A média móvel de pacientes internados em UTI está em 1.400. Há uma semana, ela era de 1.098, aumento de 28%. Na enfermaria, a média de internados também aumentou: passou de 1.641 para 2.567 em uma semana, crescimento de 56%.
Fonte: GE