Morre Rubens Minelli, ex-jogador e ex-treinador são-paulino, aos 94 anos
Morreu nesta quinta-feira (23), aos 94 anos, o ex-técnico Rubens Minelli, uma das maiores lendas do futebol nacional.
A morte foi informada pelo Internacional, clube pelo qual o paulista fez história nos anos 70.
“Hoje, o mundo do futebol perdeu o ex-técnico Rubens Minelli. Comandante do inesquecível time bicampeão brasileiro (1975 – 1976), Minelli será sempre exaltado com carinho por todos os colorados”, escreveu a equipe.
“Nossos pensamentos estão com a família, amigos e todos os fãs neste momento difícil. Descanse em paz, Rubens Minelli”, completou.
Nascido na cidade de São Paulo no dia 19 de dezembro de 1928, Minelli desde cedo esteve ligado ao futebol. Ainda na infância, quando morava nos Campos Elíseos, já competia por clubes como Ypiranga, Nacional, Palmeiras e o próprio São Paulo, onde atuou no time juvenil e sagrou-se campeão da categoria em 1946.
Minelli é muito lembrado por sua incrível passagem pelo Colorado, time pelo qual conquistou dois Brasileiros e mais três Gaúchos.
Além da equipe gaúcha, o técnico ainda fez história em Palmeiras e São Paulo, sendo campeão brasileiro por ambos. No ápice da carreira, Minelli chegou ao São Paulo no dia 16 de dezembro de 1976 para o desafio de levar o Tricolor a um novo patamar: o de grande clube não só do estado de São Paulo, mas do Brasil.
E deu certo: sob comando de Minelli, os são-paulinos sagraram-se, pela primeira vez, campeões brasileiros, no dia 5 de março de 1978 (competição válida pela temporada de 1977).
Ao todo, o treinador dirigiu o Tricolor em 166 jogos, com 79 vitórias, até o dia 22 de julho de 1979, sendo o sétimo colocado no ranking de técnicos que mais comandaram o clube até os dias de hoje.
Adepto de novos desafios, Minelli deixou o São Paulo para treinar o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Posteriormente rodou o Brasil, treinando muitos clubes, como Palmeiras, Corinthians e Grêmio. Encerrou a carreira de técnico em 1998, assumindo funções diretivas (inclusive no São Paulo), nos anos 2000.
Ao todo, portanto, Rubens ganhou nada menos do que quatro Brasileiros: 1969, 1975, 1976 e 1977.
Apesar da carreira extremamente vitoriosa, o paulista jamais foi apontado como comandante da seleção brasileira.
Após encerrar a carreira de técnico, no final da década de 90, o comandante trabalhou como dirigente em alguns clubes e também foi comentarista em rádios.
Fonte: ESPN